Enem Digital 2021: Como funciona e Como se Inscrever em 2021

Com a contínua tendência de redução do uso do papel por conta do impacto negativo que ele tem no meio ambiente, várias instituições têm optado por digitalizar os seus serviços. Para não ficar de fora dessa tendência, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) veio com a inciativa do Enem Digital 2021.

Se você é estudante e será candidato ao ENEM, então esse post é para você. Saiba já a seguir como funciona o ENEM digital e como você pode fazer a sua prova nesse formato.

Enem Digital 2021

Enem Digital 2021

O que é o ENEM Digital

Anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ENEM Digital 2021 é um programa piloto que faz parte do projeto do Ministério da Educação de tornar o ENEM completamente digital até 2026.

A implementação desse projeto permitirá que os estudantes façam o exame no formato digital por meio de um computador. Além de ser mais agradável ao meio ambiente, essa opção é mais viável por conta do crescente número de inscritos que tem se registado anualmente nas provas do ENEM.


Como funciona o Enem Digital 2021

A prova do ENEM Digital será dada como uma opção aos alunos neste ano, sendo que somente estudantes que não precisam de nenhum tipo de atendimento especial é que poderão fazer a prova no modelo digital.

Também é importante ter em mente que para este ano a prova no modelo digital somente poderá acolher um total de 101.100 participantes. Sendo assim, você precisa fazer a sua escolha enquanto ainda existem vagas para poder fazer a prova nesse modelo.

A expectativa é de que o número de vagas disponíveis para o ENEM Digital aumente anualmente até que todos os estudantes possam fazer as provas no formato digital.

No que diz respeito ao programa de 2021, vale também destacar que a opção do ENEM Digital está disponível em todos os estados brasileiros. Assim que os computadores e a infraestrutura adequada para o exame estiverem prontos, os locais específicos para a realização da prova serão divulgados.

Como funciona o Enem Digital

Como funciona o Enem Digital


Como optar por fazer o Enem Digital

A sua vontade de fazer o ENEM Digital deverá ser apresentada na página do participante, que é o mesmo endereço na internet usado para a inscrição nas provas tradicionais do Exame. Valendo salientar que será preciso já ter um cadastro no Portal do Governo Federal para poder seguir com a inscrição.

Caso você ainda não tenha efetuado o seu cadastro, acesse o Portal do Governo Federal para fazê-lo usando este link – https://acesso.gov.br/acesso/#/primeiro-acesso.

Note que a inscrição no ENEM Digital tem a mesma taxa de inscrição que o ENEM impresso, que é de R$ 85.


Como se inscrever no Enem Digital 2021

Durante o período das inscrições ENEM você poderá fazer a sua inscrição no ENEM Digital, para isso basta ter um computador com conexão à internet e seguir as seguintes etapas:

  • Entre no portal do participante Enem;
  • Clique na opção Inscrição;
  • Na próxima etapa informe o número de seu CPF e siga para a etapa seguinte clicando em Iniciar a Inscrição;
  • Agora indique as informações relacionadas a sua data de nascimento, cidade, opção da prova e o restante dos dados exigidos.
Como se inscrever no Enem Digital 2021

Como se inscrever no Enem Digital 2021

Reply