Matrícula RIO 2021: Como se Inscrever, Documentos, Calendário e Resultado

Nos últimos anos surgiram diversas plataformas inovadoras para o acesso de serviços públicos cruciais no cotidiano dos cidadãos brasileiros. Uma das ferramentas que faz toda a diferença no setor da educação é o Matrícula RIO 2021. Direcionado ao público do Rio de Janeiro que pretende inscrever o seu filho numa das escolas do estado, esta plataforma entrega mais agilidade na reserva da vaga. Então, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post e saiba mais acerca do Matrícula RIO 2021.

Matrícula RIO 2021

Matrícula RIO 2021

Matrícula Rio

O Matricula RIO 2021 é um sistema informatizado que permite os interessados apresentarem a candidatura a vaga nas escolas do Rio de Janeiro. Dessa forma, torna-se desnecessário o deslocamento até a unidade escolar para a reserva da vaga, pelo menos, durante a fase da candidatura.

O acesso do sistema é feito pela internet. Ou seja, basta ter um computador conectado à rede para garantir a vaga do seu filho. Além da reserva da vaga, também é possível usar o sistema para iniciar a transferência do aluno.

Matrícula Rio

Matrícula Rio

Matrícula Rio 2021 Online Passo a Passo

Como foi mencionado anteriormente, a candidatura no Matricula RIO é feita pela internet. Dessa forma, caso você queira matricular o seu filho ou aceder a outros serviços oferecidos pelo sistema, precisará de seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Matricula RIO usando este link – http://matricula.rio/;
  • Em seguida clique na opção faça a sua inscrição;
  • Faça as escolhas solicitadas e indique todos os dados exigidos no formulário;
  • Para terminar, basta clicar em finalizar inscrição. Nessa etapa será possível emitir o número de inscrição necessário para o acompanhamento do seu pedido.
faça a sua inscrição

faça a sua inscrição

 

Documentos Necessários

Os estudantes aprovados no pedido da vaga por meio do Matricula RIO serão convocados para comparecer na unidade escolar da sua escolha e fazer a matrícula. Nessa fase será preciso preparar toda a documentação necessária, que inclui:

  • CPF e Identidade do aluno e do encarregado de educação;
  • Histórico escolar (no caso de transferência);
  • Comprovante de residência;
  • Ficha de transferência devidamente preenchida (no caso de transferência).

Calendário da Matrícula Rio

As inscrições para novos ingressos seguem um calendário fixo apresentado anualmente. As datas são liberadas pelo Ministério da Educação, e geralmente o calendário apresenta os eventos distribuídos do seguinte modo:

  • De 25 de outubro a 3 de novembro – matrícula para ensino presencial;
  • De 6 de novembro a 16 de novembro – transferência e matrícula creche;
  • De 16 de novembro a 28 de novembro – transferência e matrícula pré-escola;
  • De 29 de novembro a 12 de dezembro – transferência e matricula Ensino fundamental/EJA.
Calendário da Matrícula Rio

Calendário da Matrícula Rio

Note que apesar de esse ser o calendário observado em quase todos os anos, por conta de situações inesperadas, como a pandemia do covid-19, o calendário acima pode observar mudanças. Fique ligado ao site do MEC para se atualizar.

Resultado da Matrícula Rio 2021

Depois das inscrições, os resultados são divulgados em seguida sem muita demora. Os candidatos têm a liberdade de conferir os resultados no site do Matricula RIO mediante o informe do número de inscrição.

Resultado da Matrícula Rio

Resultado da Matrícula Rio

Reply