PROUNI 2021: Como se Inscrever, Curso, Cronograma

O Prouni 2021 é um programa muito conhecido entre os estudantes brasileiros. Criado pelo governo federal, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de até 100% para que o aluno consiga fazer um curso superior em uma Universidade particular. Nem todos os alunos conseguem 100% de bolsa, mas muitos conseguem descontos bem grandes para facilitar a sua entrada no ensino superior. Se você quer ingressar em uma Universidade o quanto antes, então acompanhe o nosso artigo que vamos explicar o passo a passo de como você pode conseguir essas bolsas!

PROUNI 2021

PROUNI 2021

Veja também:

Como funciona o Prouni 2021

O Prouni é um programa voltado para alunos de baixa renda que não tem condições de pagar por uma faculdade particular e que também não conseguiu ingressar em uma universidade pública.

O edital do Prouni deixa claro que o aluno que quer participar do seu programa precisa ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior e não ter zerado nem a prova e nem a redação.

Quem pode participar do Prouni

Para participar do programa Prouni, é preciso que o aluno cumpra alguns requisitos básicos que vamos falar logo abaixo, veja:

  • O aluno não pode ter diploma do ensino superior;
  • É preciso comprovar ensino médio completo em uma escola pública ou com bolsa de estudos em um particular.

O aluno também precisa ter uma renda bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio, não pode ultrapassar disso (para bolsas integrais). Para bolsas parciais o aluno pode ter renda familiar bruta de até três salários mínimos.

Inscrições PROUNI 2021

É muito fácil fazer a sua inscrição no Prouni. Basta que o aluno acesse a página oficial do programa e informe os seus dados pessoais para finalizar a inscrição. Veja como é bem fácil:

  • Acesse http://siteprouni.mec.gov.br;
  • Clique no botão Fazer Inscrição;
  • Depois clique em Entrar com gov.br;
  • Digite o seu CPF ou crie sua conta e pronto!
Inscrições PROUNI 2021

Inscrições PROUNI 2021

Curso PROUNI

O aluno interessado em conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni pode escolher o seu curso, desde que tenha obtido uma nota mínima no ENEM exigida pela faculdade em que quer ingressar.

Quanto mais concorrido o curso, maior deve ser a nota do ENEM do aluno. Essa forma funciona do mesmo jeito para alunos que fazem ENEM e que querem ingressar em uma universidade pública.

Cronograma Prouni 2021

O Prouni acontece todo ano e deve ser seguido pelo seu calendário oficial divulgado com antecedência pelo governo. Veja:

  • Primeiramente acontece a publicação do edital a partir do dia 18 de junho. As inscrições acontecem entre os dias 26 e 29 de junho;
  • A primeira chamada com o resultado sai no dia 2 de julho;
  • Já a segunda chamada é no dia 16 de julho;
  • Outros alunos podem ingressar na lista de espera caso não tenham sidos chamados de primeira. As datas para isso são entre 30 e 31 de julho. O resultado da lista de espera acontece no dia 2 de agosto.
Cronograma Prouni 2021

Cronograma Prouni 2021

O Prouni do primeiro semestre se iniciou no dia 15 de janeiro até 20 de março com o resultado final da lista de espera.

Documentos Necessários

Para o Prouni, é preciso:

  • Comprovação de ensino médio completo (cursado em escola pública ou com bolsa na particular)
  • Documento oficial com foto;
  • Comprovante de residência.

Resultado PROUNI 2021

O resultado do Prouni sai em um tempo muito curto para que o aluno faça sua matrícula na faculdade, caso tenha obtido aprovação. O Prouni acontece duas vezes ao ano.

Resultado PROUNI 2021

Resultado PROUNI 2021

Reply