SISU 2021: Como Funciona, Inscrições, Vagas, Resultado

entrar em uma tão sonhada Universidade Pública. O Sisu 2021, Sistema de Seleção Unificada, acontece todo semestre e o aluno pode concorrer a uma vaga no ensino público. O Sisu é um sistema bastante organizado que usa a nota do ENEM para que o candidato consiga ingressar na Universidade, sem precisar passar pelo vestibular tradicional. Existem centenas de vagas abertas em todo o país e uma pode ser sua!

SISU 2021

SISU 2021

Veja ainda:

Como Funciona o SISU

O Sisu é uma grande oportunidade para um aluno consiga ingressar na Universidade Pública. As inscrições abrem duas vezes por ano, no mês de janeiro e também em junho. As vagas abertas são totalmente gratuitas e o aluno que consegue uma vaga irá estudar de graça em uma Universidade Pública.

Nos próximos tópicos vamos falar todos os detalhes para você conseguir a sua tão sonhada vaga em uma Universidade Federal de qualquer parte do país de forma gratuita e sem mistérios. O melhor de tudo que você usa a nota do seu ENEM para conseguir realizar este sonho! Confira!

Inscrições SISU 2021

Vale a pena ressaltar que as inscrições para o Sisu são gratuitas e o aluno faz tudo pela internet, pela página oficial do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/ ). Importante dizer que para participar do Sisu, o aluno deve ter feito a prova do ENEM, e através desta nota que ele poderá conseguir uma vaga na Universidade Federal.

Veja abaixo as datas das inscrições do Sisu 2021, encerramento e outras datas:

  • As inscrições acontecem entre os dias 23 de janeiro a 26 do mesmo mês;
  • A primeira chamada dos aprovados na data de 29 de janeiro;
  • A matrícula dos aprovados acontece entre os dias 30 de janeiro a 7 de fevereiro;
  • As pessoas na lista de espera (que podem ingressar na faculdade na segunda chamada) devem se inscrever entre os dias 2 a 7 de fevereiro;
  • O resultado final da segunda chamada (lista de espera) começa a partir do dia 9 de fevereiro.
Inscrições SISU 2021

Inscrições SISU 2021

Como se Inscrever no SISU

As inscrições são feitas diretamente pelo site do SISU, que é o http://sisu.mec.gov.br/. Por lá o aluno pode verificar as datas da inscrição, como ela é feita, quando sai o resultado e muito mais informações.

A inscrição é feita com o número de inscrição e senha usados para o ENEM última edição. A partir daí o SISU vai selecionar as melhores notas para preencher as primeiras vagas dos cursos escolhidos pelo aluno em uma Universidade Pública.

Como se Inscrever no SISU

Como se Inscrever no SISU

Vagas SISU

Todo semestre centenas de vagas são ofertadas pelas Universidades Públicas de todo o Brasil. Depois de fazer a inscrição, o aluno vai verificar através da própria plataforma do SISU as possíveis vagas que ele tem direito.

As melhores notas vão ser as primeiras selecionadas e o aluno consegue a vaga no curso que tanto sonhou, na Universidade que ele quer. As melhores notas vão para o curso escolhido pelo aluno, faculdade, modalidade e também o turno.

Quanto maior a sua nota no ENEM, melhores são as suas chances para o curso que você quer, na faculdade que você sempre sonhou.

Nota de Corte SISU

A primeira coisa que o aluno precisa estar ciente é que ele não pode ter zerado a sua redação do ENEM. Caso tenha zerado, ele não consegue concorrer para ingressar em uma Universidade Pública.

O SISU também exige uma pontuação mínima necessária de acordo com o curso e universidade que o aluno quer concorrer. Cursos como Medicina exigem notas altas no ENEM, por exemplo. Essas informações podem ser verificadas no momento que o aluno está concorrendo para uma vaga, pelo próprio site do SISU.

Outra questão é que determinados cursos podem exigir pesos diferentes para cada nota. Por exemplo, cursos de Engenharia podem exigir melhores notas da prova de Matemática, Física. O curso de Jornalismo pode exigir mais das notas do aluno de Redação e Linguagens. E por aí vai. O cálculo é feito de forma automática pelo SISU.

Nota de Corte SISU

Nota de Corte SISU

Resultado SISU 2021

Normalmente o processo do SISU dura em média uma semana. O aluno faz sua inscrição, escolhe o curso e a Universidade que quer estudar e vai participar de uma possível vaga.

A divulgação do resultado final acontece sempre em uma segunda-feira e os escolhidos precisam entregar os seus documentos na Universidade que passou para fazer sua matrícula e garantir sua vaga.

Resultado SISU 2021

Resultado SISU 2021

Reply